A evolução do universo digital traz-nos um problema paralelo, a segurança online dos nossos websites, contas e plataformas de trabalho.
Para tentar evitar isso mesmo, apresentamos aqui uma série de práticas a evitar e corrigir no seu website e que irá manter os ataques indesejados menos prováveis ou problemáticos.

Passwords

Evite o uso de palavras passe simples e de fácil de memorização ou previsiveis. Neste lote enquadram-se passwords que contenham o nome próprio ou de familiares, datas de nascimento, sequências lógicas (12345,0000, 2018, qwerty, etc), bem como a utilização da mesma senha para todos os sites onde se registou.

É aconselhável o uso de um gerenciador de passwords, como por exemplo o LastPass, e se possível utilizar ainda a dupla autenticação nos seus websites que poderá fazer a comunicação com o seu smartphone.

Plugins

Uma das situações mais frequentes em websites, que usam o gestores de conteúdo mais populares no mundo, são os erros provocados pelos plugins instalados. Alguns deles devido à falta de atualizações, outros pela origem ou qualidade questionável e que fazem com que o seu site possa estar bastante tempo em baixo até ser identificada a origem do problema.

Para isso é importante a revisão e atualização regular dos mesmo, verificar as críticas e pontuação dos plugins por parte da comunidade, tempo da última atualização, bem como os autores.

Backups

Só pensamos neles quando nos fazem falta. Os incidentes com ataques externos ou na própria gestão do website podem acontecer e a última coisa que queremos é “ficar a ver navios”.

Hoje em dia, quase todas as empresas de alojamento disponibilizam este recurso, mas não fique confortável com isso e faça também o seu próprio backup para uma localização fora do servidor.

Please follow and like us:

Leave a comment