São muitas as empresas que ponderam seriamente apostar em estratégias de Inbound Marketing ou de Outbound Marketing, contudo, não sabem quais as vantagens e as diferenças entre cada tipologia de campanha.
Desta forma, resolvemos abordar este tema, esclarecendo de forma simples as dúvidas que possa ter, podendo assim optar pelo tipo de campanha mais adequado às suas necessidades.
1 – Inbound Marketing – O que é e como funciona
O conceito de Inbound Marketing surgiu no final de 2009, e desde então que é uma estratégia bastante utilizada por empresas de todos os setores e tamanhos, como forma de venda.
A estratégia tem como principal intuito reforçar a notoriedade da empresa, assim como aumentar de forma cíclica as vendas e angariar constantemente novas leads.
De forma prática, estas estratégias de Inbound Marketing permitem a realização de diversas ações de marketing digital, que têm como principal intuito atrair potenciais clientes para o seu site.
A partir dessa atração, é possível criar um relacionamento personalizado com os mesmos, através de conteúdo (que serve para transformar a empresa numa autoridade para determinado assunto).
Este tipo de estratégia, assenta em 5 pilares distintos:
- Aumentar a notoriedade da empresa;
- Diminuir o custo de aquisição dos clientes;
- Atrair potenciais clientes;
- Gerar conteúdos que fazem a diferença;
- Otimizar o processo de venda.
É importante salientar que as estratégias de Inbound Marketing, funcionam de forma complementar em 5 fases sequenciais:
1 – Atrair (através de diversas questões como blogues, SEO, Links patrocinados, Redes sociais…);
2 – Converter (através da criação de ofertas, Landing pages e CRO);
3 – Relacionar (através de email marketing, automação de marketing e nutrição de leads);
4 – Vender (através de pontuação de leads, Inbound Sales e CRM);
5 – Analisar (através de diversos softwares de métricas e análises estatísticas).
Principais vantagens do Inbound Marketing
São imensas as vantagens associadas a esta estratégia, contudo, do nosso ponto de vista, as principais são as seguintes:
1.1.1 – Redução de custos na angariação de clientes
A redução de custos é sem dúvida uma das principais vantagens para os empresários da utilização deste tipo de estratégias.
Isso acontece, pois aos aplicar corretamente as fases de uma campanha de Inbound Marketing, os clientes, quando estão interessados, entram em contacto para adquirir o produto ou serviço.
1.1.2 – Aumento da notoriedade
São diversos os estudos que revelam, que as empresas com maior notoriedade no mercado, são aquelas que têm um maior volume de vendas.
Assim sendo, as ações de marketing digital realizadas, vão permitir que os seus potenciais clientes o conheçam melhor e se lembrem de si no momento da compra.
1.1.3 – Atração de visitantes qualificados
Com estas campanhas, os empresários sabem que estão a atrair visitantes qualificados para o negócio, e que a probabilidade de aquisição é muito superior.
2 – Outbound Marketing – O que é
O Outbound Marketing, também conhecido como marketing tradicional, funciona de forma bastante diferenciada do Inbound.
Neste caso, em vez de se criar uma relação com o cliente, a ideia é angariar clientes através da oferta dos produtos ou serviços, indo atrás dos mesmos de forma ativa (sem que seja gerado um interesse genuíno pelo produto ou serviço vendido).
Para este tipo de estratégia, são utilizados os meios tradicionais de publicidade (como jornais, revistas, outdoors, mupis, patrocínios em eventos…), mas também os meios digitais (através de banners, anúncios no início de vídeos no youtube, email marketing em massa, pop ups…).
Uma das principais diferenças relativamente às ações realizadas através do Inbound, passa essencialmente pelos gastos realizados, uma que que, quando se trata de publicidade tradicional, quando precisa de cortar no orçamento, vai deixar de aparecer (e com o Inbound os conteúdos vão estar sempre disponíveis online, podendo ser visualizados a qualquer momento).
2.1 – Principais vantagens do Outbound Marketing
Tal como qualquer forma de marketing, o Outbound Marketing tem também diversas vantagens associadas. Do nosso ponto de vista, as principais são as seguintes.
2.1.1 – Retorno do Investimento mais rápido
Contrariamente aos resultados do Inbound Marketing que podem demorar um pouco para serem contabilizados (uma vez que dependem das campanhas e da sua durabilidade), aqui o ROI é facilmente obtido.
2.1.2 – Facilidade para encontrar profissionais
A verdade é que as estratégias online são bastante abrangentes e é necessário a contratação de profissionais bastante qualificados de forma a obter bons resultados.
Quando se trata das técnicas de venda tradicionais, é muito mais simples encontrar profissionais qualificados, uma vez que a venda direta é uma forma muito comum há diversos anos.
2.1.3 – Assertividade do contacto
Com este tipo de estratégia o seu contacto é personalizado, e você vai falar em muitos casos diretamente com a pessoa que toma decisões de compra na empresa.
Assim sendo, é muito mais simples personalizar o que vai dizer ao cliente de forma a esclarecer numa única vez todas as dúvidas que o mesmo possa ter.
Como vê, são bastantes as diferenças do Inbound Marketing vs. Outbound Marketing. Contudo, se pretende ter sucesso e aumentar as suas vendas de forma exponencial, o ideal é apostar em ambas as estratégias, uma vez que ambas se complementam.
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